Como diriam nossos clientes: “meu auxilio doença foi negado o que fazer”?

Quer receber informações sobre os benefícios da Previdência Social? Envie a palavra “OK” para nosso whatsapp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5531987046885

É comum que o segurado do INSS fique sem poder trabalhar em decorrência de doenças. Se o afastamento do trabalho ocorrer por mais de quinze dias, é possível que o segurado tenha direito à aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença.

Para ter direito a tais benefícios é necessário contribuir, no mínimo, por doze vezes (laborando como empregado -, com carteira assinada ou por meio de pagamento de carnê -, guia da Previdência Social) sem que haja a perda da qualidade de segurado. Nas hipóteses em que o afastamento decorrer de acidente de qualquer natureza, dispensa-se o prazo mínimo de recolhimento dito acima.

Inicialmente, o segurado deve fazer o requerimento administrativo junto ao INSS (por telefone ou internet). E, se o pedido for negado, deve ingressar com uma ação judicial buscando que a decisão do INSS seja corrigida.

Para ingressar com essa ação judicial é necessário que o segurado apresente cópia de seus relatórios médicos, assim, ao comparecer à perícia marcada pelo INSS não se esqueça de tirar uma cópia (xerox ou foto) desses relatórios porque, rotineiramente, tais documentos ficam retidos no processo aberto pelo perito.

Doenças que, geralmente, dão direito ao recebimento de auxílio-doença/aposentadoria por invalidez:

  1. Depressão;
  2. Transtorno bipolar;
  3. Artrose;
  4. Dores na coluna;
  5. Doenças cardiovasculares: Infarto, Angina, Insuficiência Cardíaca;
  6. Esclerose múltipla;
  7. Cegueira;
  8. Esquizofrenia;
  9. Síndrome do túnel do carpo;
  10. Hérnia de disco.

Espero ter ajudado!

Dúvidas?

Telefone e Whatsapp: (31) 98704-6885

Contato direto – whatsapp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5531987046885

Fique por dentro da Aposentadoria

Você receberá um informativo semanal gratuito sobre benefícios do INSS e novidades!
Solicitar Informações
Seus dados estão seguros, não enviaremos spam e nem compartilharemos suas informações!
close-link
Baixar Cartilha