Como obter uma renda extra por até quatro meses após o parto?

O INSS garante as seguradas que tiveram filhos o pagamento de um benefício por até quatro meses. Esse benefício previdenciário se chama salário-maternidade. Para receber essa renda extra é necessário que a segurada que trabalhe por conta própria (sem carteira assinada) contribua, no mínimo, por 10 meses sem que haja a perda da qualidade de segurado. Em relação às seguradas empregadas (doméstica ou não) não se exige o cumprimento de carência, ou seja, se a empregada trabalhar por um único dia com carteira assinada poderá requerer o salário-maternidade.

O benefício pode ser requerido a partir do 28° anterior ao parto para as seguradas que estiverem trabalhando e será pago diretamente pela própria empresa, as seguradas que estiverem desempregadas deverão requerer o benefício a partir do nascimento do filho.

As seguradas desempregadas podem receber essa renda extra desde que não passe mais de cinco anos entre o nascimento do filho e a data do requerimento, além de ter trabalho ao menos um dia com carteira assinada nos dois anos anteriores ao nascimento do filho. Esse prazo pode ser estendido para três anos, a partir do nascimento do filho, se a segurada contar com mais de dez anos de contribuição.

Espero ter ajudado!
Um abraço.

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