Os segurados que recebem benefícios por incapacidade (auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez) são obrigados a se submeter ao processo de reabilitação profissional.

Reabilitação profissional é um serviço prestado pelo INSS que tem como finalidade reingressar o segurado no mercado de trabalho. Esse serviço é destinado aos segurados que percebem auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Sua execução se dá por meio do fornecimento de cursos, próteses, dentre outros, a fim de que eles possam exercer outra profissão que não seja incompatível com a doença que o acomete.

O segurado que estiver em gozo de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez é obrigado a participar do processo de reabilitação. A ausência de participação do segurado acarretará a suspensão dos pagamentos do benefício percebido.

Durante a realização da reabilitação o benefício é normalmente pago somente sendo cessado após a conclusão do processo e caso o segurado realmente esteja capaz para realizar sua nova profissão.

Após o término do processo, o INSS emitirá um certificado individual indicando para qual profissão o segurado foi reabilitado, o segurado poderá realizar qualquer atividade de trabalho que se julgue capaz, não se limitando ao exercício exclusivo da profissão que conste no certificado.

Se, mesmo após o término do processo de reabilitação, a incapacidade para o trabalho permanecer para a nova atividade, o segurado continuará a ter direito ao recebimento de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.

Espero ter ajudado!

Fiquem com Deus!

Quer saber mais sobre o atendimento a distância realizado por nosso escritório? Clique aqui.

Dúvidas sobre o conteúdo?

Telefone: (31) 987046885

Whatsapp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5531987046885

Outros assuntos que possam te interessar:

  1. Pensão por morte e separação de fato – clique aqui para ler;
  2. Revisão de aposentadoria e pensão por morte – clique aqui para ler;
  3. Salário-maternidade e desemprego – clique aqui para ler;
  4. Depressão e auxílio-doença – clique aqui para ler;
  5. Demora para analisar pedidos – INSS – clique aqui para ler.

Fique por dentro da Aposentadoria

Você receberá um informativo semanal gratuito sobre benefícios do INSS e novidades!
Solicitar Informações
Seus dados estão seguros, não enviaremos spam e nem compartilharemos suas informações!
close-link
Baixar Cartilha